Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A 3ª face

Sab | 16.09.17

Medi a minha pegada ecológica e o resultado foi…FOI?

pegada.jpg

Porque hoje é Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozono, tomei coragem para medir a minha pegada neste mundo.

 

E isto, de que tanto se fala, afinal o que é?

Vulgarmente, entende-se por pegada ecológica a contribuição das nossas opções de consumo no meio ambiente. A pegada será satisfatória em caso de equilíbrio: se a pessoa, região, país ou, em última análise, o nosso planeta, tiver capacidade para obter os recursos necessários (água, energia, alimentos, materiais) bem como  espaço para assimilar os resíduos gerados (lixos, poluentes, etc).

 

Como medir a pegada ecológica?

Existem vários testes mas, como gosto do que é nacional, utilizei um simulador desenvolvido no Instituto Superior Técnico, que tem uma versão normal e outra estendida (quando terminam o site e introduzem as informações práticas, miúdos?)

pegada inicial (1).png

 

 E o meu resultado foi….foifoi

pegada final.png

 

Eu até que me considero uma pessoa minimamente modesta e respeitadora do ambiente: reciclo ao máximo, não tenho ar condicionado, raramente uso aquecedores, conduzo pouco, reutilizo, poupo, usufruo dos produtos das hortas familiares…e preciso do equivalente a 3 Terras para me satisfazer??

Ok, poder-me-ia desculpar e dizer que há pessoas piores, que há indústrias híper poluentes e ninguém toma medidas…que os americanos são mesmo do piorio ou que os países pobres equilibram isto.

Porém, a minha filosofia de vida é ser como o colibri, pelo que assumo aqui, publicamente, que irei melhorar o meu comportamento ambiental. Poderão ser apenas algumas gotinhas que não apagarão este fogo mas farei a minha parte. Se mais alguém me seguir, já será uma chuvinha capaz de extinguir algumas labaredas.

Mantendo este dia da semana, comprometo-me solenemente a pesquisar/adaptar/inventar 20 medidas para reduzir a minha pegada ecológica. Porventura, serão pequenos passos mas, nas próximas 20 sextas-feiras, aqui estarei a partilhar as minhas promessas. E vão ser para cumprir!

 

E por aí, têm curiosidade em saber qual a dimensão da vossa pegada ecológica? Calculem aqui!

É rápido e assustador...