Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A 3ª face

Ter | 07.01.20

Como ganhar uns trocos extra

 

financing-2379784_1280.jpg

 

Ontem, publiquei as minhas metas de poupança para 2020.

O post arrastou-se na reciclagem e hesitei muito, antes de publicá-lo.

Afinal, tem a ver com a minha vida, que não é igual a nenhuma das vossas. 

Quando optei pela publicação, tive apenas um objectivo: demonstrar que qualquer um pode poupar e conseguir alguns trocos extra, sem vender um rim.

E provar que todos temos recursos e competências para explorar e rentabilizar.

E tal como prometido, deixo aqui algumas dicas que têm funcionado comigo e que poderão experimentar para reforçar o vosso orçamento familiar:

 

1 - Arranjar um part-time

Esta é a mais óbvia. Para além do emprego convencional, podem sempre arranjar um part-time. Os supermercados e a restauração precisam, mais do que nunca, de pessoal que reforce a equipa, sobretudo ao fim do dia e ao fim-de-semana.

 

2 - Rentabilizar um hobby

Se me acompanham, sabem que me dedico à costura criativa. Aprendi sozinha, para confeccionar presentes nos tempos da austeridade, em que ficámos sem subsídio de férias e de Natal.

Actualmente, vendo peças por encomenda e em mercadinhos de artesanato.

Mais recentemente, aprendi a fazer sabão artesanal e a primeira experiência resultou...em esgotamento total da produção (agora vou ter de aumentar o preço para não trabalhar para aquecer, mas essa é outra história).

Há quem faça bolos, licores, tricot, peças em madeira, arranjos florais... acredito que todos temos apetência para uma arte. Só temos de investir tempo e paixão naquilo que gostamos.

 

3 - Preencher inquéritos on line

Já aprofundei este tema aqui.

Feitas as contas em relação  2019, rebati  154€ em prémios e dinheiro (e ainda tenho algum valor a acumular). Garanto-vos que, em meses mais difíceis, foi um verdadeiro balão de soro.

Os inquéritos podem ser preenchidos comodamente em casa ou nalgum intervalo do trabalho, pelo que me parece acessível a todos.

 

4 - Participação em passatempos

Todas as sextas-feiras (salvo situações de força maior), publico o conjunto dos melhores passatempos que encontro na net. 

A maioria são sorteios aleatórios, pelo que os prémios podem calhar a qualquer um. Pode ser uma oportunidade de evitar a compra de bens ou de presentes para oferecer, o que resulta sempre em poupança real. 

Há boas dicas sobre este assunto neste post sobre os meus 10 mandamentos dos passatempos.

 

5 - Vales de desconto e campanhas "experimente grátis"

Há marcas que concedem vales de desconto ou fazem campanhas em que restituem o valor dos produtos.

Caso sejam bens que consomem, é uma excelente maneira de poupar uns euros com facilidade (pode ler mais sobre este tema aqui)

 

6 - Cursos de Formação

Se pesquisarem na vossa área de residência, estão a decorrer cursos de formação financiados. Mesmo que trabalhem a tempo inteiro, há sempre horários pós-laborais em que pagam, pelo menos, o subsídio de refeição: 4,77 €/dia. Será sempre uma oportunidade de aprofundar conhecimentos e fazer aprendizagens para concretização de objectivos profissionais e pessoais.

 

7 - Fazer em vez de comprar

Na maior parte dos casos, fazer é sempre mais barato do que comprar. Ao longo do blog, são inúmeros os exemplos que tenho partilhado sobre produtos que deixei de comprar e passei a fazer: detergente, produtos de limpeza, produtos de higiene pessoal e cosmética... uma das grandes vantagens da Internet é o acesso ilimitado à informação. Basta procurar que está lá tudo!

 

8 - Vender e comprar em segunda mão

A venda de produtos usados não se limita ao OLX e ao Custo Justo. As lojas de artigos em 2ª mão estão em expansão (não só pela poupança económica mas sobretudo pela sustentabilidade ambiental) e o Facebook e o Instagram estão cheios de páginas com oferta de peças em muito bom estado.

É uma óptima oportunidade para comprar...mas também para vender aquilo que já não necessitamos ou deixou de servir.

A propósito, já conhecem a Micolet

 

E desse lado,  que dicas podem acrescentar?

Ficaria muito agradecida pelas vossas partilhas.

BOAS POUPANÇAS!

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.