Comprometo-me a reduzir a minha pegada ecológica #1
Lembram-se que na passada sexta-feira, foi o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozono?
Pois bem, eu não me esqueci da promessa que fiz nesse dia (aqui): 20 medidas para reduzir a minha pegada ecológica.
Ora, então, já estou embalada para lançar a primeira:
#1 - Vou reduzir nas embalagens!
E como, se tudo o que compramos vem embalado em plástico ou cartão (ou em plástico e cartão)?
A regra é esta: COMPRAR PEQUENO E COMPRAR GRANDE.
O que vou comprar pequeno:
- Produtos concentrados, tais como detergentes e amaciadores. Já repararam na diferença de tamanho entre uma embalagem de amaciador clássico e uma de concentrado, com o mesmo número de doses? E sabiam que, por exemplo, nos detergentes líquidos clássicos, cerca de 80% do produto é água?
- Embalagens de café: Alguém me consegue explicar a razão pela qual as cápsulas de café do Lidl vêm embaladas em plástico, dentro de outra embalagem de cartão? Será para aumentar a dimensão da embalagem e tornar o produto mais caro? Ou para gastar mais recursos a fabricar invólucros desnecessários? Já compararam com as cápsulas Nicola, que trazem uma embalagem quase 50% menor? E sem comprometer a qualidade do café?
O que vou comprar grande:
- Azeite, óleo, sumos, cereais, açúcar e conservas que, apesar de trazerem embalagens maiores, reduzem o desperdício. É óbvio que três garrafas de 1 litro de óleo usam mais plástico do que 1 garrafa de 3 litros. Ou uma lata de atum com 2 doses em vez de duas latinhas pequenas.
- Gel de banho, shampoo, pasta dentífrica.
- Alimentos embalados e congelados, tais como margarinas, filetes, tranches de pescada, salgados.
E ainda vou:
- Preferir comprar produtos sem embalagem, tais como carne, peixe, fiambre, optando por ir ao balcão em vez de tirar das prateleiras;
- Evitar produtos com embalagem dupla: para que quero um gel anti-celulítico ou uma pasta dentífrica dentro de uma embalagem de cartão? Para amontoar no saco da reciclagem assim que chego a casa?
- optar por embalagens recarregáveis. Há tantas que nos passam despercebidas: sabonete líquido, limpa-vidros, anti-gorduras…
Estes produtos têm tendência a ser mais baratos porque reduzem os custos de produção. E se estivermos atentos às promoções, ainda a vantagem é maior: não estamos só a poupar o ambiente – estamos a poupar o nosso orçamento!
Vão por mim: PROTEGER O AMBIENTE É MISSÃO INTELIGENTE.