Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A 3ª face

Qua | 03.10.18

Desafio da escrita - dia 3 : dentes

Hoje não vou inventar histórias.

A palavra do dia é-me muito cara (literalmente) e leva-me a um post de Agosto do ano passado e que não resisto em republicar:

 

 

3c52cc106eea9a6a7a8925a8ed318883.jpg

 

 

 

Nunca achei piada ao ritual da Fada dos Dentes. Da notinha debaixo da almofada ou de atirar o dente para o telhado e gritar: “Dentinho, dentão, toma lá um podre, dá cá um são” (as pessoas da minha geração sabem do que estou a falar).

Fiz mal.

Razão tinha a minha mãe em venerar a dita Fada, ao ponto de pegar no primeiro dente de leite que me caiu e ir entregar ao ourives cá da terra. Dias depois, ofereceu-me, toda orgulhosa, uma medalha. Ou melhor, o meu dente atarrachado num aro de ouro e que eu usei ao pescoço durante alguns anos (as pessoas da minha geração sabem do que estou a falar).

Sim, era nojento (mas era moda) e acho que condicionou a minha má relação com a Fada.

Com os meus filhos, apenas me limitei a guardar os dentinhos que caíam, sem homenagens ou manifestações de devoção (hoje em dia, já nem sei quais são de quem).

Mas a minha filha, aos 11 anos, tropeçou nos cordões das botas, caiu e partiu um dente da frente. Mais tarde, verificou-se que para além de um dente torto, a menina tinha má mastigação e foi um passo até começar a usar aparelho extra-oral, depois o aparelho de brackets, a rotina das consultas mensais, a contenção ortodôntica.

O meu filho mais novo mudou a dentição de forma estranha e o RX veio revelar que tem “agenesia dentária” , razão pela qual não tem 2 dentes definitivos à frente. Há dois anos que usa aparelho extra-oral e preparamo-nos para passar às brackets, muito em breve. Há-de-lhe ser criado um espaço para, mais tarde, colocar um implante (que vai fingir que é o dente que nunca lhe irá nascer).

Na semana passada, tivemos consulta no dentista. Dizem-me agora que a minha filha não tem espaço para os dentes do siso, que vão estragar o trabalho de ortodontia, que vão provocar cáries, que é melhor extrair…

Sim, continuo a acreditar que a Fada dos Dentes não existe. Ela é uma bruxa mercenária a soldo, que passa recibos verdes ao nosso dentista e que continuará a furar-me a conta bancária para o resto da vida.

 

Texto inserido no Desafio da escrita

Palavra do dia 3: dentes

19 comentários

Comentar post