Desafio dos pássaros #5
Hitler à minha frente, a caminho do purgatório
Eu sempre fui muito calada. Quantas vezes apertava o que me sufocava até me sentir queimada por dentro…e não reagia…não me manifestava…Oh, tivera eu asas para voar e libertar no céu tudo o que se desfaz em água e me escorre pelos olhos!
Só um assunto me faz explodir de imediato, qual bomba de napalm: pessoas que causam sofrimentos atrozes em inocentes.
E quando a minha avó contou que a Beatriz havia apanhado o noivo na cama com a própria mãe, eu não me contive:
- Porca, deveria ser metida naquele barco para onde enfiava todos os pulhas deste mundo e morrer à míngua no mar…ou ser devorada pelos tubarões…ou arder lentamente no quinto dos infernos!
- Calma menina! Não é preciso gritar. – alertou-me de mansinho, o meu avô.
O meu avô é a pessoa mais tolerante e optimista que já conheci. Vê sempre algo bom nas coisas. Tenta compreender antes de julgar.
Não deveria ser assim. Foi preso político no tempo da PIDE e sofreu horrores. Ele não fala nisso mas, por vezes, a minha avó relata-me algumas torturas que lhe infligiram, sobretudo quando me queixo da vida.
- Passo a vida a tentar ensinar-te, minha neta. Mesmo as coisas e as pessoas mais horrendas têm sempre algo de positivo. – continuou ele. – Já te dei o exemplo de Hitler, não dei?
- Esse monstro que dizimou milhões de pessoas…o que tem de positivo?
- Quase nada. Mas há algo a aprender com ele. Como é que um lunático assassino chegou ao poder e arrastou tantas pessoas na sua loucura e obsessão de conquistar o mundo? Tenta fazer o seguinte exercício, minha querida: estás na fila para o purgatório e Hitler está à tua frente. Ninguém o quer aceitar e a fila não anda. O que farias para convencer um dos lados a aceitá-lo?
Não pensei muito e respondi:
- Na fila para o purgatório? Avô, só se paga pelos pecados aqui da Terra, não é?
Ele anuiu e eu continuei:
- Então, perguntava alto e a bom som, se estava algum judeu numa das filas. Se estivesse, entregava-lhe o Hitler…afinal, os pecados à porta do purgatório ficam no limbo e ninguém vê…que fizessem com ele o que eu me apetecia fazer!
- É escusado! – Concluiu o meu avô com aquele arzinho de quem esconde o riso.
-Problemas…esta gaiata é só problemas!
(continua...)
--------------------------------------------------------
Extra, extra!
Este post tem bónus: o tema estapafúrdio que alguém inventou para esta semana, fez-me lembrar um vídeo muito polémico da Porta dos Fundos. Se não conhecem, vejam e comprovem que até um assunto tão delicado como este, pode valer uma boa gargalhada.