Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A 3ª face

Qua | 17.07.19

E para o ano há mais...

 

O prometido é devido e, apesar de já ter passado uma semana, quero deixar-vos aqui algumas impressões da minha visita à Feira Internacional de Lisboa: "a minha" FIA.

 

Em cima da hora, consegui a oferta inesperada de um bilhete e companhia para a visita: a minha filha lá fez o favor de me aturar durante uma tarde prolongada, entre stands, linhas e tecidos! (pois, já disse que não voltará porque aguentarem-me na FIA não é para fraquinhos ).

 

A receber-me, estava este parzinho gigante, vestido a rigor. 

Era o primeiro cenário das selfies, para quem  não resiste a uma boa foto!

 

IMG_20190707_172039.jpg

 

Os prémios do concurso de artesanato tradicional e contemporâneo surpreenderam, mais uma vez: pela criatividade, minúcia, talento e... por imaginar as horas que as peças terão levado a fazer!

 

IMG_20190716_131445.jpg

 

E começou a visita ao melhor do artesanato português e estrangeiro!

Os materiais, o casamento entre a tradição e a inovação, as cores, os cheiros, a multiculturalidade fazem deste espaço um mundo. A sério que fazem!

 

Este ano, o Município convidado foi Caldas da Rainha. E não poderia faltar o ícone da terra. De todos os tamanhos, cores e feitios 

 

IMG_20190707_193340.jpg

 

Ando a namorar uns ténis destes há muito (mas é um amor platónico, inacessível ao meu orçamento ) São da Namorarte, uma empresa artesanal que coloca os tradicionais lenços dos namorados aos nossos pés!

 

IMG_20190707_172301.jpg

 

Adoro janelas alentejanas, fiquem a saber! (aliás, as da minha casa são uma versão actual)

Estas aqui, estavam tão perfeitas que, na foto, até parece que as flores são reais.

 

IMG_20190707_172322.jpg

 

E feira de artesanato sem filigrana portuguesa não tem valor! Cá está um exemplo de peças lindíssimas, de todos os tamanhos e formatos.

Sim, embasbaquei aqui durante muito tempo...

 

IMG_20190707_173852.jpg

 

E a arte de trabalhar o barro pode ser reinventada. Estas peças contemporâneas e coloridas, encheram-me o olho:

 

IMG_20190707_174140.jpg

 

E se de repente nos aparecesse a Amália, reproduzida em pasta de papel? 

Maravilha!

 

IMG_20190707_193708.jpg

 

E se pudesse atribuir dois prémios de originalidade, seriam para : 

 

1) este jovem que modernizou a arte da joalharia em filigrana, criando peças alternativas e que encenou o seu cantinho de forma tão criativa. Uma verdadeira performance ao vivo.

 

IMG_20190707_194541.jpg

 

2)  Este senhor simpático que usa discos de vinil para criar verdadeiras obras de arte!  A foto não ficou lá muito boa e por isso ,deixo-vos aqui o link para o Facebook da X.P.T.O., que bem merece uma visita.

 

IMG_20190707_195600.jpg

 

O pavilhão dedicado ao artesanato internacional é outro espaço mágico, onde imperam as cores fortes, os materiais exóticos e a multiculturalidade. 

 Tenho sempre a sensação que  o Mundo encolheu e está todo ali para que eu o percorra.

 

IMG_20190707_183853.jpg

 

IMG_20190707_183744.jpg

 

Last but not the least: deixei para o fim as compras, no stand da minha lojinha preferida: a Planeta dos Tecidos.

Como a feira estava quase a terminar, fiquei com o stand todo por minha conta, o que me permitiu ver nas calmas todos os tecidos. É que a fase da escolha é um período de grande sofrimento e abnegação. Não pelos tecido que quis trazer. Mas por todos aqueles que tive de deixar lá! 

Valeu-me a paciência das colaboradoras que, àquela hora e depois de tantos dias de FIA, mantiveram toda a simpatia.

Parabéns meninas!

E obrigada pelo bilhete que me ofereceram.

 

IMG_20190707_205148.jpg

IMG_20190707_205223.jpg

 

Para o ano há mais!

(Não quero parecer o burro do Shrek mas...ainda falta muito????)

22 comentários

Comentar post