Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A 3ª face

Qui | 07.02.19

Ecoponto no escritório

 

Quero acreditar que já todos reciclamos em casa.

Que separamos os resíduos e os depositamos no ecoponto. 

Eu faço-o. 

 

E no trabalho?

No meu caso, trabalho num gabinete partilhado com vários colegas.

Durante o dia, todos petiscamos: um iogurte, um pacote de bolachas ou outro snack embalado em plástico. Há quem compre garrafas de água quase todos os dias.

Quando posso, coloco os meus resíduos dentro da mala e levo-os para casa. Mas um frasco de iogurte sem tampa, por exemplo, não dá muito jeito, convenhamos…

 

Depois há o papel. Quando são poucas folhas, nem eu me dou ao trabalho de ir ao rés-do-chão usar a trituradora.

Tudo vai para o balde do lixo. Acaba nos indiferenciados.

 

E isto anda a consumir-me. Ainda mais, que trabalho numa entidade pública, que deve dar o exemplo.

Há uns dias, propus ao meu superior esta solução, que encontrei no Pinterest.

 

eco.jpg

 

No fundo, é a reutilização das caixas de papel. Podem ser pintadas com as cores do ecoponto e complementadas com os autocolantes que identificam o que depositar. 

No nosso caso,  bastam duas caixas: uma para papel e outra para plástico.

(Eu sei que há soluções melhores no mercado. Mas, para além de serem fabricadas em plástico, implicam compra em vez de reutilização.)

 

Vamos ver se a ideia é bem acolhida.

Se sim, há o passo seguinte: sensibilizar as colegas da limpeza para depositarem os resíduos no sítio certo…

 

Alguém tem outras sugestões?

Já têm mini-ecopontos no trabalho? De que tipo?

21 comentários

Comentar post