Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A 3ª face

Ter | 30.07.19

Gentinha que só se preocupa com o plástico

foto world press.jpg

© Mário Cruz/World Press Photo

 

Julho está a terminar, assim como o Plastic free july.

Durante este mês, eu e tantos outros bloggers (bem como autores em várias redes sociais), insistimos no tema da redução do plástico.

Nunca vi (e acho que também não o fiz) alguém impor condutas, ser autoritário ou ofensivo.

Pelo contrário, privilegiou-se a informação e a partilha de alternativas que poderão melhorar o ambiente e o mundo em que vivemos.

 

Mas tais publicações suscitaram alguns comentários depreciativos: de que há problemas maiores no mundo do que o plástico, tais como a fome, as migrações e os refugiados, a defesa da vida e dos direitos básicos, entre tantos outros.

E só nos preocupamos com plástico...

 

Pois, a minha opinião -  que vale o (pouco) que vale, é esta:

Quem se empenha em reduzir o plástico descartável está preocupado, acima de tudo, em contribuir para um mundo melhor e em garantir qualidade de vida para as gerações futuras.

E quando alguém acredita que o seu comportamento pode melhorar o mundo (à escala de cada um), não se envolve só na luta contra o plástico descartável! Essa será, por ventura, apenas uma faceta de quem, naturalmente, tenta ajudar os outros em vários domínios da vida. Mas que, por certo, se sente mais à vontade em abordar publicamente o tema da redução do desperdício e do plástico.

É gentinha que já percebeu que não é o consumismo desenfreado e descartável que trará um futuro próspero aos filhos e netos.

E, normalmente, é reconhecida no dia a dia como os parvalhões, os tolos e alienados que abdicam da possibilidade de enriquecer, ter poder e status social, em troca de um bem maior: o futuro das gerações vindouras.

 

Gentinha que só se preocupa com o plástico não existe!

 

Por isso, não se preocupem assim tanto em criticar a gentinha que só fala no plástico.

Aproveitem para falar e agir sobre outros problemas em que se sintam mais aptos para o fazer.

É disso que o mundo mais precisa.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.