Há sempre um primeiro passo...mas a caminhada é bem longa
A boa notícia do dia (a ver se não me esqueço de a colocar nas "5 coisas boas da semana") é que o Lidl vai deixar de vender plásticos descartáveis.
Uma boa decisão, sem dúvida.
Mas parece-me que é apenas um primeiro passinho.
Até porque:
- se não venderem alternativas, os clientes vão comprar os descartáveis de plástico à concorrência. Festas e arraiais com loicinha de vidro parece-me uma pequena quimera. Despachem-se a encher a prateleira com copos e pratos biodegradáveis, ok?
- a maior quantidade de plástico do Lidl não é aquela que vendem. É a que nos oferecem! Comecem por aí e até poupam uns bons milhares de euros.
Na verdade, eu não preciso de plástico quando vou comprar cenouras, alhos franceses, brócolos... vocês também não. A balança da caixa funciona muito bem para calcular o preço a pagar.
- Encontrem alternativas para a padaria. Os sacos de papel+plástico são cá uma promiscuidade! Nunca sei em que recipiente do ecoponto os hei-de colocar.
Não entendam este texto como crítica negativa.
Pelo contrário. Parece-me que esta cadeia de supermercados está a ser pioneira na redução de plástico e espero que sirva de exemplo aos outros.
Parabéns LIDL. Agora, é dar mais passinhos.
Porque a caminhada vai ser bem longa!