Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A 3ª face

Qui | 05.07.18

Há sempre um primeiro passo...mas a caminhada é bem longa

Sem título.png

A boa notícia do dia (a ver se não me esqueço de a colocar nas "5 coisas boas da semana") é que o Lidl vai deixar de vender plásticos descartáveis.

Uma boa decisão, sem dúvida.

Mas parece-me que é apenas um primeiro passinho.

Até porque:

- se não venderem alternativas, os clientes vão comprar os descartáveis de plástico à concorrência. Festas e arraiais com loicinha de vidro parece-me uma pequena quimera. Despachem-se a encher a prateleira com copos e pratos biodegradáveis, ok? 

- a maior quantidade de plástico do Lidl não é aquela que vendem. É a que nos oferecem! Comecem por aí e até poupam uns bons milhares de euros.

Na verdade, eu não preciso de plástico quando vou comprar cenouras, alhos franceses, brócolos... vocês também não. A balança da caixa funciona muito bem para calcular o preço a pagar.

- Encontrem alternativas para a padaria. Os sacos de papel+plástico são cá uma promiscuidade! Nunca sei em que recipiente do ecoponto os hei-de colocar. 

 

Não entendam este texto como crítica negativa. 

Pelo contrário. Parece-me que esta cadeia de supermercados está a ser pioneira na redução de plástico e espero que sirva de exemplo aos outros.

Parabéns LIDL. Agora, é dar mais passinhos. 

Porque a caminhada vai ser bem longa!

 

2 comentários

  • Imagem de perfil

    A 3ª face 05.07.2018 22:16

    É isso mesmo.
    Eu, por exemplo, comecei a fazer reciclagem quando a minha filha andava no pré-escolar. Ela é que me "ensinou".
    O problema não é o plástico, que é um material muito bom e que nos veio proporcionar grandes melhorias nas condições de vida.
    O problema é o excesso de uso, o desperdício e a falta de reciclagem. E aí, somos nós que temos que alterar os comportamentos... e as mentalidades.
  • Comentar:

    CorretorEmoji

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.