Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A 3ª face

Sex | 12.01.18

Já vos falei do movimento "Zero Waste"? (Comprometo-me a reduzir a minha pegada ecológica #11)

Lixo Zero Portugal_grupo_capa.png

 

Esta rubrica começou no dia em que tomei coragem para medir a minha pegada ecológica e fiquei verdadeiramente assustada, como escrevi aqui.

Por conta própria, fui pensando em formas de diminuir o meu desperdício e ter opções mais ecológicas, que tenho partilhado aqui no blog.

Porém, devo confessar que, ao longo destes meses, tenho pesquisado o assunto e, como sempre, cheguei à conclusão que não é preciso inventar nada: já há pessoas inspiradoras que se dedicam a este tema e que nos podem ensinar quase tudo.

É o caso do movimento ZERO WASTE, que surgiu da luta diária de Bea Johnson (uma francesa a residir nos Estados Unidos) para diminuir o lixo que a família produzia. O estilo de vida passou a ser cada vez mais minimalista e, hoje em dia, nas suas conferências pelo mundo fora, mostra o frasquinho onde cabe o lixo que a família produz num ano inteiro.

Vai-se lá saber porquê (pois, o mundo não tem lixo a mais, nós não desperdiçamos nada, nem usamos descartáveis, nem consumimos demasiado para a seguir jogar fora), o movimento ganhou seguidores nos quatro cantos do planeta e até eu já me rendi a esta seita.

Bea (a sacerdotiza de uma vida sem desperdício) alimenta o blog zerowastehome e é autora de um livro sobre este modo de vida: Desperdício Zero (podem ler esta entrevista para a conhecerem melhor).

A comunidade Zero Waste já se espalhou em Portugal, dinamizada sobretudo por um grande Ser Humano: a Ana Milhazes Martins. O seu blog Ana Go Slowly é uma inspiração para quem se vai preocupando em diminuir a pegada ecológica e ser mais feliz com menos (estou ansiosa por conhecê-la pessoalmente).

Não consigo dizer-vos mais, afinal não passo de uma simples aspirante a aprendiz. Elas dizem e ensinam quase tudo!

Por isso, convido-vos - por vós, pelos vossos filhos e netos e pelo nosso Planeta- a entrar no blog da Ana e descobrir formas mais "saudáveis e felizes de viver". 

Ou,

em alternativa, visitar o blog da Bea Johnson 

ou

a página do Facebook Zero Waste Bloggers Network

ou

a página portuguesa do facebook  Zero Waste Portugal

ou

o que quiserem! Mas façam qualquer coisa para reduzir o lixo, desplastificar o planeta  e contribuir para o manter vivo e de saúde!

Obrigada.