Missão Possível: reduzir o plástico #9
Sobre-embalagem
Hoje, proponho um exercício: da próxima vez que visitarem um supermercado, olhem atentamente para as prateleiras e observem. Quantas embalagens são desnecessárias ou porque o produto não necessita (caso típico na frutaria) ou está embalado em várias camadas? Ou a embalagem tem um tamanho desmesurado para o tamanho do artigo?
Lembro-me da primeira vez que tive noção deste problema, ao ler um artigo da Proteste, há 10 anos atrás.
Graças ao Google, consegui recuperá-lo e aqui deixo um excerto, tão actual (com os devidos créditos):
A sobre-embalagem – embalagem supérflua ou o espaço vazio entre ela e o produto - e vários tipos de material são falhas comuns na concepção das embalagens, o que, além de consumir muitas matérias-primas, dificulta a separação doméstica e a reciclagem.
Regra geral, há plástico envolvido no assunto…
Sabemos que as estratégias de marketing assim o obrigam:
- a elegância da embalagem ajuda sempre a vender o produto, como suposto sinónimo de qualidade, sofisticação e luxo;
- e se tivermos um pack de latas envolvidas em plástico, acabamos por comprar 3 em vez de uma, não é verdade?
Outras compras desnecessárias -quer do ponto de vista ambiental quer económico – são os packs de embalagens individuais.
Como as bolachas! Só o nosso comodismo justifica comprar uma caixa com vários pacotinhos lá dentro, quando podemos separar algumas e guardá-las numa caixinha para transportarmos na lancheira. Quanto plástico e cartão pouparíamos?
Justifica-se pagar mais e levar para casa uma embalagem maior praticamente com a mesma quantidade de produto?
Eu acho que nós, consumidores, deveremos estar despertos para estas estratégias e contorná-las.
No dia em que deixarmos de comprar artigos sobre-embalados, as marcas mudarão o comportamento. Mas de certeza absoluta!