O saber não ocupa lugar (a poupança em ditados # 10)
E o que tem a sabedoria a ver com poupança?
Como em qualquer outro assunto, poupar também tem a sua "ciência". Sem conhecimento sobre gestão, orçamento, investimento, ferramentas de apoio ou o simples cálculo do "deve e haver", não vamos longe.
A isto chama-se literacia financeira, isto é, a cultura financeira que nos permite desenvolver comportamentos e atitudes racionais face a questões de natureza económica e financeira.
Actualmente, alguns projectos inovadores já tentam abordar este tema nas escolas, como forma de dotar os jovens - e futuros adultos - de competências no domínio financeiro.
Uma simples pesquisa na net, permite-nos encontrar muitos artigos sobre literacia financeira, que nos ajudarão a aprender sempre mais.
Todavia, destaco a Plataforma Nacional de Educação Financeira que, pela forma simples e acessível em que está construída e pela abrangência de temas, se revela muito útil.
Para além de informação e e-learning, o site inclui simuladores que permitem avaliar o comportamento das nossas finanças presentes e futuras. Se não conhecem, podem ver aqui:
Se quiserem sugerir outros sites sobre o tema, utilizem os comentários. Adoraria compilar e divulgar as melhores plataformas para quem quiser aprofundar o conhecimento no domínio da literacia financeira.