Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A 3ª face

Qui | 10.10.19

O saber não ocupa lugar (a poupança em ditados # 10)

 

coins-948603_960_720.jpg

 

E o que tem a sabedoria a ver com poupança?

Como em qualquer outro assunto, poupar também tem a sua "ciência". Sem conhecimento sobre gestão, orçamento, investimento, ferramentas de apoio ou o simples cálculo do "deve e haver", não vamos longe.

A isto chama-se literacia financeira, isto é, a cultura financeira que  nos permite desenvolver comportamentos e atitudes racionais face a questões de natureza económica e financeira.

Actualmente, alguns projectos inovadores já tentam abordar este tema nas escolas, como forma de dotar os jovens - e futuros adultos - de competências no domínio financeiro.

Uma simples pesquisa na net, permite-nos encontrar muitos artigos sobre literacia financeira, que nos ajudarão a aprender sempre mais.

 

Todavia, destaco a Plataforma Nacional de Educação Financeira que, pela forma simples e acessível em que está construída e pela abrangência de temas,  se revela muito útil.

Para além de informação e e-learning, o site inclui simuladores que  permitem avaliar o comportamento das nossas finanças presentes e futuras. Se não conhecem, podem ver aqui:

todos contam

 

Se quiserem sugerir outros sites sobre o tema, utilizem os comentários. Adoraria compilar e divulgar as melhores plataformas para quem quiser aprofundar o conhecimento no domínio da literacia financeira. 

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.