Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A 3ª face

Sex | 17.11.17

Plantar árvores à distância de um clique (comprometo-me a reduzir a minha pegada ecológica #8)

ecosia.png

De acordo com a “LEI DO RETORNO”, mais cedo ou mais tarde recebemos na medida exacta daquilo que oferecemos (ou do que retiramos, acrescento eu). E se pudéssemos, restituir à Natureza aquilo que dela gastamos, anulando uma parte da nossa pegada ecológica? E se o fizéssemos sem esforço, sem perda de tempo, sem gastar um cêntimo? Não seria perfeito?

É exactamente isso que a ECOSIA se propõe fazer.

Para quem desconhece, Ecosia é um motor de busca na Internet que trabalha em parceira com o Bing e que se pretende plantar mil milhões de árvores até 2020. Como? Através da doação de 80% da receita proveniente da publicidade a organizações sem fins lucrativos de todo o mundo, relacionadas com a plantação de árvores.

O processo é simples: como em qualquer site que anuncia publicidade, as empresas  pagam um determinado valor cada vez que um utilizador clica no anúncio e é essa receita que vai financiar a plantação de árvores.

Se abrir a página da Ecosia, vai verificar que até ao dia de hoje, 17 de Novembro, já foi possível financiar a plantação de mais de 16 milhões e seiscentas mil árvores.

 

Há cerca de um mês descobri o Ecosia (obrigada filha!) e, à minha pala, já foram plantadas 33 árvores. Quando tiver tempo, ainda vou descobrir a estimativa da madeira que gasto por ano, para avaliar se já repus o que roubei à mãe-natureza.

A Ecosia vai-nos informando do número de árvores que vão sendo plantadas graças ao nosso contributo, através de um ícone que aparece no canto superior direito.

ecosia 1.png

 

Se o assunto lhe desperta atenção, consulte esta entrevista bastante esclarecedora. Foi ela que me convenceu que isto não é mais um embuste da era digital.