Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A 3ª face

Qua | 15.11.17

Resultado do último combate do ano: POUPANÇAS -0 / ÚLTIMO TRIMESTRE - 10

4515bd924f7028fbe78e19b6a72a42b6--money-box-the-mo

 

No final de cada mês, gosto de fazer um balanço às minhas poupanças e às minhas falhas mensais (aliás, dediquei um post ao mês de  Julho e outro ao de Agosto ).

Mas, ano após ano, torna-se impossível fazer qualquer avaliação sobre o 4º trimestre. Simplesmente, não dá!

Primeiro, vamos à parte boa: durante o ano, aproveito as melhores promoções e acumulações de descontos e faço um stock de produtos não perecíveis. Assim, nesta altura, estou abastecida e reduzo a zero o seu impacto no orçamento. Este ano, consegui cumprir o objectivo: tenho detergentes, produtos de higiene para vários meses. Esta é uma poupança invisível mas a que me sabe melhor: simplesmente não gasto!

Depois disto, tenho que confessar o crime de homicídio: todos os anos, por esta altura, mato o meu porquinho mealheiro à fome e esventro-lhe as entranhas até não restar uma gota (ou melhor, uma moeda)! O mapa astral do carcanhol conjuga-se para me derrubar: de Outubro a Dezembro, tenho que pagar IMI, IUC, seguro automóvel, seguros de vida e multi-riscos associados ao crédito à habitação (o valor é anual e pago de uma assentada). E há que renovar o guarda-roupa do príncipe, que já não cabe nos trapinhos do Inverno passado!

Neste cenário de desgraça, esvaziam-se as contas bancárias, os mealheiros e até o meu projecto-piloto da poupança das 52 semanas -  desculpa Dicas da Bá, mas ainda não é este ano!

E parece que vai ser Natal outra vez e começa a ser hora de pensar nos presentes a colocar debaixo do pinheirinho. Ho, Ho, Ho! Haja saudinha da boa, que para o ano o carrocel dá mais uma voltinha!   

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.